top of page

Dominando a oleosidade da pele


Oleosidade da pele

As glândulas sebáceas estão presentes em todo o corpo humano, exceto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Elas são de suma importância porque evitam a perda de água transepidérmica através da camada mais superficial da pele, têm propriedades antimicrobianas e possuem substâncias precursoras da vitamina D. Uma maior concentração de glândulas encontra-se na zona T da face e no couro cabeludo, por isso essas áreas são naturalmente mais oleosas.

Fisiologicamente, a produção do sebo aumenta na adolescência com o início da produção androgênica e tende a diminuir gradualmente com a idade. Porém, ao longo da vida, a proporção entre os diversos componentes do sebo pode sofrer alterações e, com isso, levar a patologias cutâneas tais como acne e dermatite seborréica, ou pode agravar outras, como a rosácea.

Todo cuidado é pouco, pois alguns fatores externos também podem contribuir para uma secreção exagerada da glândula sebácea e consequentemente agravar essas patologias, como o uso de produtos inadequados ao tipo de pele, a falta ou o excesso de higiene (causando o desagradável efeito rebote), a exposição exagerada ao sol, a má alimentação (consumo excessivo de gorduras, laticínios e carboidratos com alto índice glicêmico), o consumo de alguns tipos de whey protein, os ambientes de trabalho quentes e mal ventilados, as mudanças climáticas etc.

Se você está sofrendo com seborréia, acne, episódios recorrentes de dermatite seborréica ou agravamento da rosácea, procure seu dermatologista para tratamento e controle adequados.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page